quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PALHAÇADA, SIM SENHOR!! por Tânia Clorofila

Não me lembro bem quando foi que a imprensa esportiva começou a perder o seu brilho, para mim. Como torcedora, eu costumava acreditar piamente nas notícias que saíam nos jornais, revistas, e nas que eram dadas nos noticiários e programas esportivos.
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Quando o Palmeiras foi contratar Evair, na década de 90, eu me lembro de a imprensa esportiva  ter anunciado que ele estava “bichado”, tinha uma hérnia de disco e não ia poder jogar futebol muito bem. E, para confirmar, lá foram os repórteres entrevistar o presidente do Guarani, Beto Zini. E o dito cujo falou horrores sobre as possibilidades de Evair praticar futebol. Não me lembro de ter ouvido a versão de Evair a respeito do assunto. “Comprei” a ideia que a imprensa me ‘vendeu’, de que o meu time estava fazendo uma péssima contratação e fiquei muito brava com o Palmeiras! Como poderiam contratar um jogador com um problema de coluna? Nem preciso dizer como a “hérnia de disco” fez gols e aterrorizou as defesas adversárias, né?
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Em Dezembro de 93, eu estava em Cabo Frio. Ao passar por uma banca de jornal, me deparei, assustada, com a notícia da venda, concretizada, de Evair para o futebol japonês. Me lembro de ter lido os valores da transação, o tempo de contrato. Voltei para o apartamento desolada e chorei. Como o Palmeiras podia ter vendido o meu ídolo? Nos dias que se seguiram, eu não consegui deixar de sentir aquela pontada de tristeza, a cada vez que me lembrava do fato. Voltei para São Paulo e, maravilhada, descobri que era tudo mentira. Evair continuava “lindo”,”loiro” e “japonês”, no Palmeiras.
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A partir desse dia, depois de amaldiçoar o jornalista carioca, deixei de acreditar em tudo que lia ou ouvia dos profissionais da imprensa esportiva. Foi então que comecei a perceber a falta de ética; as informações distorcidas, a lei dos dois-pesos-e-duas-medidas; o “vale-tudo” para fazer notícia de qualquer maneira, a forma diferente de tratar “esse” ou “aquele”. Dependendo do clube, uma brisa, aos olhos da imprensa, virava um ‘furacão’; enquanto que, em outros clubes, ela se omitia e fingia não notar um ‘terremoto’. Fui aos poucos, percebendo também, que o Palmeiras não sabia e não  sabe lidar com isso, não prepara seus jogadores para as “armadilhas” das perguntas capciosas, que não têm outra intenção, senão a de causar desconforto, constrangimento e conturbar o ambiente do clube. Falta aos homens do Palmeiras ter  postura  e atitude que façam com que a imprensa respeite mais o clube; falta reagir, desmentir publicamente os tais “profissionais, quando necessário for.  Mas eu sei que essas são duas coisas distintas. A falta de ética da maioria dos profissionais da imprensa esportiva existe e independe da postura dos dirigentes do meu time. É do caráter de muitos.
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O tempo passou e seria impossível citar aqui todos os deslizes desse pessoal, que se acha tão acima do bem e do mal. Que gosta de provocar as polêmicas, para ter  a pauta do dia, para conseguir audiência, vender jornais, ter muitos acessos na internet, essas coisas. E a massa de manobra sempre é o torcedor, que nem se dá conta de quantas vezes já foi enganado por determinados “profissionais”, principalmente, no que se refere à contratações. Se cada um de nós puxar pela memória, vai lembrar de um espertinho anunciando jogadores que nunca chegaram, mas que os deixaram mais conhecidos e bombaram’ seus blogs com milhares de acessos, graças aos falsos “furos” publicados.
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E são inúmeras as histórias de xingamentos, ofensas a clubes e torcedores; de ódio  insuflado entre torcidas rivais, apenas para promover algumas partidas e aumentar a audiência de seus programas; sem contar as provocações, o desrespeito aos clubes e seus torcedores… E ai daquele que ousar bater de frente com os “deuses” (eles acham que são) da (des)informação… (Na próxima postagem vou falar dos deslizes desses torcedores dos microfones).
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No Palmeiras a gente conhece muito bem como funciona isso. Para a imprensinha, o Edmundo do Palmeiras, era marginal;  o Edmundo que jogou nos gambás precisava de ajuda psicológica; Muricy nos bambis era ranzinza, Muricy no Palmeiras era grosso, mal-educado (bastou sair do Verdão que esqueceram dele); Obina no Palmeiras era gordo e um grande comedor de acarajés; Ronaldo, com uns 100 Kg a mais que Obina, está apenas fora de forma; Felipão, sem contrato, era o melhor técnico do mundo e unanimidade para dirigir a seleção; Felipão de contrato assinado com o Palmeiras, é decadente, não fez nada no Chelsea (mas já tinha comandado o clube inglês quando o queriam na seleção, não é mesmo?) ; Marcos, com 37 anos, tem que se aposentar, está no fim da carreira; Rogério Ceni, com os mesmos 37 anos,  mais velho alguns meses, nunca tem seu nome ligado à aposentadoria; Valdivia  fica descontente com uma substituição, e é acusado de não respeitar o técnico (a imprensinha ficou dias tentando aumentar as consequências do fato); Ganso enfia o dedo na cara de Dorival Junior e se recusa a ser substituído e é considerado raçudo; os bambis com 47 pontos no brasileiro, brigam por vaga na Libertadores; o Palmeiras com os mesmos 47 pontos, não tem mais chances e precisa vencer  a Sulamericana,  para conseguir a tal vaga… Daria para escrever um livro das imbecilidades e da má-fé desses senhores que tiravam notícias de um twitter fake do Mago, lembram?
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Nem mesmo aqueles dois, não sei se ignorantes, por não saberem o que é uma fibrose, ou se metidos a espertalhões, por insistirem no assunto, Bruno Bernardi (CNT) e Raphael Prates.(Rádio Globo). Mesmo o Palmeiras e seu Depto Médico tendo anunciado que Valdivia não possuía nenhuma nova lesão e, sim, uma fibrose, lá foi Bruno Bernardi (que no começo do ano foi tão criticado pelo torcedor palestrino, pelas  notícias de contratações que nunca aconteceram) dizer a Felipão que o médico teria dito que o craque tem uma nova lesão. Felipão respondeu que o médico “não falou merda nenhuma”.  E a impren$inha achou um horror. Depois, em seu twitter (ele já apagou o tweet), o jornalista, feliz (para decepção dos que o admiravam), se vangloriaria da façanha.  Que infantil…

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