domingo, 31 de julho de 2011

Utilidade pública - Carambola

 A Câmara de Vereadores da cidade de Jaú, no  interior de São Paulo, aprovou por unanimidade um    projeto do vereador José Mineiro de Camargo (PSB)     que obriga estabelecimentos como lanchonetes, bares, restaurantes, hospitais e repartições   públicas municipais a afixarem cartazes alertando   para o risco do consumo da carambola e do suco da    fruta. A carambola tem uma toxina que pode matar   portadores de insuficiência renal.  A lei, que  também estabelece aos donos de estabelecimentos    que evitem a venda da fruta a pessoas que tenham   complicações renais, vigora há menos de dois  meses. "É mais um alerta do que uma proibição às pessoas que  têm insuficiência renal, para que não venham a  sofrer as consequências. A carambola tem uma  neurotoxina que, se não for filtrada, vai direto   para o sangue. Se o paciente portador de  insuficiencia renalcomer   a fruta, ele deve contar ao médico, pois corre o risco de entrar em coma e morrer, se não fizer hemodiálise. O rim normal filtra a   toxina",    afirmou o vereador. Depois de contar que pesquisou   o assunto, Camargo disse que os diabéticos também   correm risco e que 99% da população desconhece os danos causados pela carambola.


 O médico Eduardo Martins Rebec, nefrologista do  setor de hemodiálise da Santa Casa de Jaú,                               confirma o risco no consumo da fruta. "Há risco de morte, sim. O rim de quem tem insuficiência renal   não consegue eliminar a toxina, que se acumula no  sangue e acomete o sistema nervoso central. Se o portador de insuficiência renal ingerir a  carambola, pode ter convulsões e entrar em coma    com risco de óbito", alerta. Para remover a  toxina, é feita uma hemodiálise de   urgência.

 ATENÇÃO: O ASSUNTO É MUITO SÉRIO      "Soube da periculosidade da carambola quando, em   janeiro de 2010, minha esposa esteve internada no  Hospital  Albert Einstein, em São Paulo. Na prescrição de sua dieta,  estava explicitamente recomendado que pacientes                               portadores de insuficiência renal   não  deveriam consumir esta fruta

Moacyr   Mansur (TOXINA DA CARAMBOLA...) (links  no final da noticia)    "Sei disto já faz tempo, pois meu pai ficava  repetindo:"É  muito estranho, porque os passarinhos não bicam as                               carambolas, mesmo quando estão bem maduras?" Não   deixem de ler mais informações nos links indicados a seguir: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=8327

http://taibioideias.blogspot.com/2010/03/toxina-da-carambola.html

http://medicinasnaturais.blogspot.com/2008/02/carambolas-vs-doentes-nefrolgicos.html

 É verdade! Tenho uma amiga que tem um pé de carambola  e nunca vi nenhuma que tenha picada de passarinho,caem inteirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário