quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"Cigarro e Envelhecimento Precoce"


Não adianta usar filtro solar religiosamente, hidratar a pele todos os dias, usar cremes e cosméticos de ultima geração para prevenir o aparecimento de rugas se você continuar fumando

Cientistas são unânimes em afirmar que o tabaco é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e contra seus efeitos não há o que se possa fazer.

Até alguns anos atrás fumar era chique, elegante, dava status, 
hoje seu uso em locais públicos está cada vez mais restrito o que, somado às inúmeras campanhas de combate ao cigarro, tem diminuído drasticamente o número de fumantes, especialmente no Brasil. 

Contudo, muitas pessoas ainda mantêm o vício e outras tantas se iniciam por esse caminho tortuoso, a maioria delas conscientes dos problemas que o cigarro traz para a saúde e principalmente dos riscos para os pulmões, mas poucos têm consciência dos estragos que a nicotina causa para a pele e para a aparência em geral.

Entre os grandes vilões do envelhecimento precoce, o cigarro ainda vem na frente dos raios ultravioletas, que são alardeados como a principal causa desse mal, que atinge grande parte da população. Entretanto, existe uma diferença entre os dois fatores, enquanto os raios ultravioletas causam danos nas camadas mais superficiais da pele, o cigarro causa danos nas camadas mais profundas, ocasionando rugas e vincos mais intensos, assim, associados cigarro e excesso de sol, os danos para a pele são desastrosos e muitas vezes irreversíveis. 

Por esse motivo, é até comum encontrar jovens com 20/30 anos com rugas e marcas de expressão no rosto, e segundo os especialistas as causas principais são o cigarro, os raios ultravioletas, a poluição, a má alimentação, causas genéticas e outros excessos.

Pesquisas realizadas na Universidade de Nagoya no Japão comprovaram que a fumaça do cigarro destrói algumas das principais fibras que dão sustentação a pele, e este estrago não se restringe somente a quem usa o cigarro, mas também os fumantes passivos, que também estão sujeitos aos efeitos do envelhecimento precoce.

Além dos males causados pela fumaça do cigarro, ele ainda propicia maior incidência de rugas na volta da boca, ocasionadas pelo movimento repetido de levar o cigarro aos lábios e sugar a fumaça e deixa o sorriso amarelo, além de outros males à aparência.

E então, vale ou não vale a pena o esforço para abandonar o vício? 

Abraços;

Conrad Castelanno

Centralizando informações em busca do bem estar para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário