quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pular corda - Uma brincadeira que virou treino para atletas e lutadores

Rapaziada boa noite, 

Quem brincou de  pular corda na infância experimentou o quão divertido e intenso pode ser este exercício.
Visto apenas como uma brincadeira de criança, a corda é uma das atividades aeróbicas mais completas e eficientes para eliminar gorduras, tonificar os músculos e combater o estresse. Desenvolve agilidade, ritmo, equilíbrio, impulsão, coordenação motora e força muscular.
É uma prática que trabalha muito o condicionamento físico, e por isso mesmo é muito utilizada em treinamentos de atletas e lutadores.
Anderson Silva, campeão de MMA, pula corda durante seus treinos. Foto: Patricia Stavis
A grande queima calórica aliada ao bom condicionamento cardiorrespiratório tem atraído cada vez mais pessoas a usar a brincadeira como treino. Além do mais, os exercícios podem ser bem dinâmicos: saltando para frente, para trás, com os dois pés, com um só, etc.
De carga intensa, a atividade atua como treinamento aeróbio e anaeróbio, trabalha pernas, glúteos, panturrilhas, abdome e braços. 15 minutos pulando corda equivalem a cerca de uma hora de corrida.
Não tem condicionamento físico para praticar? A dica é começar aos poucos alternando a corda com outra atividade, como caminhada, pedalada ou subir degraus até obter um melhor condicionamento.
Por ser uma atividade de grande impacto é preciso cuidado com as articulações, tanto escolhendo um tênis com amortecedor apropriado para a prática quanto observando se as pisadas estão firmes e equilibradas. O mais recomendado é praticar três vezes por semana cerca de 15 a 30 mimutos no máximo, para não sobrecarregar. As principais contra-indicações são: dor ou lesão nos joelhos, pés, tornozelos ou coluna; obesidade.
Na prática
Equipamento: antes de comprar a corda é preciso observar se o comprimento está de acordo com a sua altura: pisando na corda as extremidades devem alcanças a sua cintura. Os modelos mais indicados são de plástico, couro ou vinil. Náilon ou sisal são muito leves e, por isso, não recomendadas.
Piso: cimento, mármore ou asfalto exigem tênis com bons amortecedores. Pisos emborrachados ou gramados são mais seguros.
Alongamento: antes e depois da prática é fundamental o alongamento para evitar lesões e dores. Cinco minutos, trabalhando todo o corpo, são suficientes.
E não se esqueça: o mais recomendado é fazer uma avaliação médica antes da prática.  O acompanhamento com um profissional de educação fisica também é indicado durante os exercícios.

Abraços;

Conrad


Nenhum comentário:

Postar um comentário